top of page

O que é um leilão?

O leilão nada mais é do que uma negociação envolvendo órgãos públicos, empresas privadas e até pessoas físicas, em que o bem leiloado é comprado por quem oferecer o maior lance.
É uma venda pública onde qualquer pessoa jurídica ou física com mais de 18 anos pode participar. 
Em leilão de Imóveis, o bem é disponibilizado para venda no estado físico e de ocupação em que se encontram

Conheça os tipos de leilão:

Leilão Judicial

Os leilões judiciais, como o nome já diz, são decorrentes de um processo judicial em função de alguma execução de dívida comum, fiscal, massa falida, hipoteca, financiamento, trabalhista, entre outras.

O leilão judicial acontece com a supervisão da Justiça, devendo cumprir os procedimentos do Código de Processo Civil, e o dinheiro arrecadado, por sua vez, é utilizado para realizar o pagamento dessa dívida que o proprietário do bem possuía. Por isso, os valores com os quais os imóveis são leiloados tendem a ser abaixo do valor de mercado, pois não visam fins lucrativos.

 

Com base em dispositivo legal, o leilão judicial ocorre normalmente em duas etapas, denominadas hastas públicas.   

Na primeira hasta o lance mínimo é o valor da avaliação judicial;

Na segunda hasta, o juízo poderá estipular outro valor mínimo, a partir de 50% do valor de avaliação.

 

Em regra, a oferta deve ser à vista, mas existe a possibilidade de parcelamento em até 30 parcelas mensais com uma entrada de 25% sobre o valor da arrematação. No entanto, para o parcelamento, existem procedimentos legais a serem seguidos.

Compra o imóvel quem ofertar o MELHOR lance.

Após arrematar o imóvel em leilão, e, desde que cumpridas as obrigações conforme o edital, serão necessários, por meio de advogado, alguns procedimentos para a regularização da aquisição e da posse em nome do arrematante, que passará a ter plena propriedade do imóvel, podendo morar, vender ou alugar, enfim, dispor livremente do bem.

DICA: Nesta modalidade encontramos a maior variedade de bens, dos imóveis mais simples e com valores extremamente abaixo do mercado à imóveis de alto padrão, comerciais e rurais.

 

Entre em contato conosco e receba, sem compromisso, um atendimento personalizado. Assessoramos sua compra desde a análise documental, apresentação do lance, aprovação de parcelamento (se for o caso), regularização documental e desocupação do Imóvel (se necessário).

Âncora 1

Leilão Extrajudicial

É o Leilão promovido sem a interferência do Estado (Poder Judiciário), normalmente são bens retomados, amparados pela lei, e, no caso de imóveis, na maioria são promovidos por bancos públicos ou privados.

Nos Leilões Extrajudiciais - dos bancos - é possível arrematar o imóvel por um valor abaixo do valor de mercado e ainda, dependendo do banco, financiar o lance.

A compra é rápida e logo você terá o direito de propriedade sobre o imóvel.

Imóveis à venda em Leilão de Alienação Fiduciária:

Os imóveis financiados garantidos por Alienação Fiduciária e retomados pelo Banco ou por outra Instituição Financeira, com base em dispositivo legal, são ofertados em leilão de Alienação Fiduciária que ocorre normalmente em duas etapas, denominadas 1º e 2º leilão, onde o interessado apresenta seu lance verbalmente ou online, conforme edital.

São imóveis com valores abaixo do valor de mercado, na sua maioria aceitam Financiamento com ou sem uso do FGTS e podem ser financiados em até 95% do valor arrematado (dependendo do banco, da sua renda e da sua avaliação de risco).

 

O imóvel será vendido para o melhor lance ofertado

 

Dica: use seu FGTS para entrada e reserve, em média, 20% calculados com base no valor da compra para despesas administrativas, bancárias e cartorárias.

Os imóveis adjudicados (retomados) por Bancos Públicos, e não arrematados em 1ª ou 2ª hasta de Leilão de Alienação Fiduciária, à critério de cada banco, poderão ser disponibilizados para nova forma de VENDA.

Âncora 2
Âncora 3

Imóveis Caixa à venda em Licitação Aberta ou Fechada

A Caixa Econômica Federal é um banco público, cujo imóveis retomados e não arrematados (vendidos) em 1ª ou 2ª hasta de Leilão de Alienação Fiduciária, poderão ser disponibilizados para VENDA, no estado físico e de ocupação que se encontram, em Licitação e/ou Venda online.

 

Nas Licitações da Caixa Econômica Federal, o imóvel é colocado à venda por um valor mínimo, a partir deste valor, o interessado que apresentar a MELHOR OFERTA vence a disputa e compra o imóvel pelo valor que ofertou.

 

As Licitações poderão ser:

Licitação Fechada, onde as propostas são enviadas por escrito após a publicação do edital e através de envelope lacrado. Os envelopes são abertos juntos, em data e local previamente marcados, e vence quem fizer a melhor oferta, que não pode ser inferior ao preço mínimo estabelecido para a negociação; ou,

Licitação Aberta, onde a disputa acontece com a intermediação de um leiloeiro credenciado. Vence a oferta mais vantajosa para o banco.

 

 Use seu FGTS como parte de pagamento ou entrada (conforme regras do Conselho Curador e especificações do edital)

Se você possui 3 anos de trabalho sob o regime FGTS, consecutivos ou não, ou se tem conta FGTS ativa, as condições de financiamento melhoram ainda mais (em conformidade com as Regras do Conselho Curador do FGTS)

Na Licitação Aberta, caso sua proposta seja a vencedora, tenha disponível 5% do valor ofertado para pagamento da comissão do Leiloeiro e mais 5% para pagamento de sinal da compra.

Na Licitação Fechada, é necessário fazer um depósito-caução de 5% do valor do imóvel que você deseja comprar.

Para qualquer forma de compra, lembre-se de reservar também, em média, 5% do valor da compra para despesas bancárias e cartorárias.

 

Os imóveis que não receberam ofertas na Licitação, poderão voltar para venda na forma de VENDA ONLINE, a critério da CAIXA

Imóveis Caixa em Venda Online

Os imóveis CAIXA que não receberam ofertas nas Licitações, normalmente são disponibilizados para venda na forma de VENDA ONLINE.

 

Na VENDA ONLINE, respeitando o valor mínimo do edital, o INTERESSADO que apresentar MAIOR proposta para o imóvel, poderá adquiri-lo pelo valor ofertado.

Use seu FGTS como parte de pagamento ou entrada (conforme regras do Conselho Curador)

  • Se você possui 3 anos de trabalho sob o regime FGTS, consecutivos ou não, ou se tem conta FGTS ativa, as condições de financiamento melhoram ainda mais (em conformidade com as Regras do Conselho Curador do FGTS).

  • Nesta modalidade, para participar é preciso dispor 5% do valor do imóvel à título de sinal, conforme edital.

  • Como na maioria das aquisições de imóveis, é necessário ter, também, uma reserva média de 5% do valor de compra para despesas bancárias e cartorárias.

Não havendo nenhuma proposta na Venda Online o imóvel ficará disponível para Venda Direta Online, pelo valor mínimo informado no edital e para a primeira proposta apresentada.

 

Prestamos serviços de Assessoria na aquisição de Imóveis em leilão, desde a escolha do imóvel até a entrega das chaves. Consulte-nos!

 

Também dispomos de Serviços de Consultoria.   

 

Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado, sem compromisso!

© 2020 por Carreira & Carreira Assessoria em Leilões Imobiliários

Escritório virtual

São Paulo/SP

Fones:   |11| 94079-0335

bottom of page